Estado de Flow - O que significa?

Para a maioria das pessoas, concentrar-se numa determinada atividade é um desafio. 

Internet, notificações do telemóvel, telefones, campainhas, buzinas, pessoas a conversar e músicas a tocar, são apenas algumas das distrações que nos atrapalham e nos tiram todo o nosso foco.

Como consequência desta situação temos uma mente inquieta e frustrada, já que a produtividade diminui e as nossas tarefas tendem a ficar atrasadas.

No entanto, existem algumas pessoas que parecem ter uma espécie de superpoder: não importa o que esteja a acontecer à sua volta, mesmo que seja muito barulho e muita agitação, elas estão sempre 100% focadas nas suas atividades. Parece um superpoder, mas não é. Trata-se do Estado de Flow.

O estado de Flow é o momento no qual a pessoa experimenta uma enorme satisfação, de tal modo que as atividades são realizadas com maior fluidez. Quando uma pessoa está neste estado, ela consegue apresentar melhores resultados. Isto acontece porque o corpo e a mente estão completamente integrados e imersos naquele momento, de tal modo que a pessoa realiza a sua tarefa com foco, concentração e segurança.

O Flow, também conhecido como estado de fluxo, permite que cada um se concentre exclusivamente em si mesmo, na atividade que estiver a fazer, ou nas pessoas com quem estiver a comunicar-se naquele instante. A partir dele, a conversa simplesmente flui e desenvolve-se naturalmente. Tudo o que estiver a acontecer à sua volta, por mais intenso que seja, é ignorado pelas mentes em estado de flow.

Porque é que esta situação acontece?

O conceito de Flow foi desenvolvido pelo psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi e pode ser entendido como um estado no qual a pessoa está tão envolvida numa atividade, que se torna capaz de se esquecer do tempo, da fome, do cansaço física e mental, do ambiente e até dos ruídos à sua volta. É um momento único, em que há um compromisso total com a atividade a ser executada, chamado de experiência de fluxo.

É muito comum que as pessoas passem por experiências de Flow quando estão a praticar as suas atividades preferidas, já que é mais fácil “mergulharmos” naquilo que nos interessa e que nos dá prazer. No entanto, o conceito de Flow defende que a qualidade da experiência é mais importante do que a sua natureza, o que quer dizer que qualquer atividade, mesmo as mais difíceis, podem gerar Flow, desde que os elementos fundamentais estejam presentes. 

Consideram-se 3, os grandes benefícios do Flow:

1. Seleção de informações

Nos dias de hoje, o Flow é muito importante, pois constantemente somos bombardeados por uma quantidade infinita de informações. Essa quantidade é tão alta que por vezes é difícil processá-las de maneira efetiva. Por causa disso, perdemos muita da nossa capacidade de concentração naquilo que estamos a fazer.

O estado de Flow, ajuda a selecionar, no meio a tantos estímulos, um objeto para ser o nosso foco. Mesmo as frequentes interrupções que sofremos por causa das notificações do telemóvel, das redes sociais, dos e-mails e da televisão em nada atrapalham uma mente hiper focada.

2. Mais concentração e poder de decisão

No nosso dia-a-dia também nos encontramos com muita frequência diante de conflitos, em que razão e emoção entram em conflito, e impedem-nos de manter o foco no que estamos a desenvolver.

Quando tal acontece, é possível observar que o nosso pensamento está direcionado para uma coisa, enquanto os nossos sentimentos estão a ir para outra direção. Como consequência, as nossas ações seguem um outro caminho, que não tem nada a ver com os dois primeiros. Este cenário tem o poder de causar um desgaste energético na pessoa,  mais comum do que se imagina na realidade de muitas pessoas.

Nesse cenário de muitas opções, o estado de Flow, facilita a visualização do melhor caminho a ser seguido. Uma mente calma e concentrada toma decisões com mais tranquilidade e sabedoria, pois ela foca-se no que realmente é importante.

3. Aumento na cognição e na produtividade

Uma mente concentrada; capaz de ignorar as interrupções, distrações e informações que não são importantes, é naturalmente mais produtiva. As tarefas que antes pareciam difíceis são resolvidas com mais praticidade e em menos tempo. Além disso, o Flow promove uma grande ampliação dos sentidos e das ligações neuronais, o que aumenta a nossa capacidade cognitiva.

A pessoa que consegue atingir esse estado organizado de consciência, melhora a sua performance e alcança melhores resultados nas suas atividades. Quando ele está em fluxo, tudo se alinha perfeitamente, ou seja: pensamentos, sentimentos e ações sintonizam-se e concentram-se apenas numa direção, o que lhe permite dar foco ao que é mais importante e lhe dá mais prazer naquele momento.

Fez sentido para si?!...

É muito provável que já tenha experimentado o Flow e nem fizesse ideia do que se tratava. Basta lembrar-se de algum momento no qual estava totalmente absorvido por uma atividade, a ponto de nem perceber o tempo a passar: 

sim, você estava em Flow!

Daniela Pizarro Coach





Comentários

Mensagens populares