Praticar a GRATIDÃO

Ouvimos falar muito nos dias hoje da palavra GRATIDÃO, que significa 

"agradecimento ou congratulação; característica de pessoa que é grata; ação de estar grato ou reconhecido a alguma pessoa".

Deixo-vos aqui algumas dicas para a sua prática.

1. Entenda a importância da gratidão

Quando agradecemos, a nossa mente reforça o lado bom da vida, o que favorece a nossa saúde emocional e ameniza os efeitos da ansiedade, do stress, da depressão, ou mesmo da tristeza que surge sem motivo. Além disso, o exercício da gratidão diária torna-nos mais felizes, otimistas, confiantes e solidários com aqueles que estão numa situação mais difícil do que a nossa. 

No meio de tantas vantagens, já se deve ter perguntando, como pode agradecer diariamente? Pode fazê-lo através do registo por escrito num diário, de uma oração, de uma meditação ou simplesmente de pensamentos positivos. Encontre a maneira que mais faz sentido para si.


2. Agradeça pela sua vida

Já parou para pensar que abriu os olhos hoje manhã e recebeu de presente, mais 24 horas para viver e realizar os seus sonhos?!... Ninguém sabe ao certo de onde viemos, por que estamos aqui e para onde vamos. No entanto, temos dias, semanas, meses e anos para construir uma trajetória de felicidade. Obteve essa oportunidade, portanto, agradeça por ela!

A vida tem dificuldades, mas também oferece muitas oportunidades de viver bons momentos. Seja grata por cada um deles!

Além disso, agradeça pelo seu corpo e pela sua mente, que são os dois instrumentos que lhe foram concedidos para que possa aproveitar ao máximo o que o mundo disponibiliza. Agradeça pela sua saúde física, pelos batimentos de seu coração, pela sua respiração, pela regeneração de cada célula. Agradeça também pela sua mente, pela sua inteligência, pela sua capacidade de aprender e de sentir.


3. Agradeça pelos seus conhecimentos

Todos os meios de informação levam-nos ao próximo ponto da nossa lista: o conhecimento. Já parou para pensar sobre tudo aquilo que já aprendeu ao longo da sua vida? Já agradeceu por todo esse aprendizado?


4. Agradeça pelas pessoas que fazem parte da sua vida

Se obteve conhecimentos ao longo da vida, certamente houve alguém que lho transmitiu. Falamos de pais, tios, avós, irmãos, primos, amigos, colegas de escola ou de trabalho, professores, mentores, líderes religiosos, psicólogos, médicos, enfim, de todas as pessoas que fazem parte da nossa vida.

Ninguém entra na nossa trajetória sem um motivo. Todos somos influências nas vidas uns dos outros e sempre temos algo a aprender e a ensinar. Mesmo que alguém, um dia, lhe tenha feito algum mal, agradeça pois esse pessoa aumentou a sua resiliência e também serviu de exemplo de como não deve ser.


5. Faça da gratidão um exercício diário

Como já disse anteriormente, a gratidão oferece diversos benefícios, como melhorar a qualidade da nossa visão do mundo, desenvolver o otimismo, combater a depressão e a ansiedade, além de permitir que sejamos mais solidários uns com os outros.

A questão é que o exercício da gratidão, como qualquer hábito a ser adquirido, deve ser praticado diariamente. Não adianta, por isso, agradecer pela sua vida uma vez por mês. É necessário que o faça com mais frequência.


Pelo que agradece diariamente na sua vida?


Daniela Pizarro Coach






Comentários

Mensagens populares